segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fatoração - Fator comum

Definição: Quando todos os termos de um polinômio tem um fator comum, podemos colocá-lo em evidência. A forma fatorada é o produto do fator comum pelo polinômio que se obtém dividindo-se cada termo do polinômio dado pelo fator comum.

Resumindo: Usar este método que dizer achar um fator que seja comum entre os termos, seja número ou uma incógnita (letra), e colocar em evidência.

Vejam os exemplos

a) 2a + 2b = 2(a +b)

1º) Achamos o fator comum que é o 2.
2º) Depois colocamos em evidência e dividimos cada termo pelo fator comum:
2a : 2 = a
2b : 2 = b

b) 6ax + 8ay = 2a(3x + 4y)

1º) Neste caso temos a incógnita como fator comum, mas temos também número que aparentemente não tem nada em comum, então devemos achar algum número que seja divisível pelos dois números ao mesmo tempo, ou seja, encontramos o 2. Colocamos assim em evidência.
2º) Agora dividimos cada termos pelo fator comum:
6ax : 2a = 3x
8ay : 2a = 4y

Exercícios

1) Colocando o fator comum em evidência, fatore os seguintes polinômios:

a) 10a + 10b = 10(a +b)

b) 4a - 3ax = a( 4-3x)

c) 35c + 7c² = 7c(5 +7c)

d) 120ax³ - 100ax² + 60ax = 20ax(6x² - 5x + 3)

2) Sabendo que xy = 6 e y² +7y = 20, calcule o valor numérico da expressão xy³ + 7xy² - 3xy.

1º) Fatore a expressão:

                  xy³ + 7xy² - 3xy = xy(y² + 7y - 3)

2º) Substitua os valores na expressão:

                 xy³ + 7xy² - 3xy = xy(y² + 7y - 3) 
                                           = 6.(20 - 3)
                                           = 6.17
                                           = 102

10 comentários:

  1. Amigo(a) como na 2) questão 1) pode ser ali XY(y2 + 7y - 3) o certo não seria XY(xy2 + 7xy - 3) porque você botou o XY em evidencia então tem que empurrar o XY não só y!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Savyo! Não é somente o 7y. Para obtermos os resultados dentro da parênteses, dividimos cada termo pelo termo em evidência. Veja: 7xy² : xy = 7y -------> 7:1= 7
      x:x = 1 (como o resultado dá um 1, não precisamos colocá-lo)
      y²:y= y (subtraímos os expoentes no caso 2-1, resultando em Y)
      Bom espero ter esclarecido!

      Excluir
  2. ola ! Eu não entendi a questão 1 D) e C) vocês poderiam me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 35c+7c2=
      7c (5+1c)
      Ele colocou 7c em evidência pois o sete é o mdc de 35 e 7 (maior divisor comum), ou seja, o maior número que divide 35 e 7 é 7, observe: 7×5= 35 e 7×1= 7, então 7 é colocado em evidência juntamente com c.

      Excluir
  3. ola ! Eu não entendi a questão 1 D) e C) vocês poderiam me explicar?

    ResponderExcluir
  4. A 1 questão ,na letra c a resposta esta incorreta,pois é 7c (5+c)= 35c+7c2

    ResponderExcluir
  5. A 1 questão ,na letra c a resposta esta incorreta,pois é 7c (5+c)= 35c+7c2

    ResponderExcluir
  6. Ah! Eu realmente sou muito azarada, talvez seja o gene ou eu apenas seja preguiçosa! Não entendo absolutamente nada!Os expoentes estão complicando minha vida! Eu gostaria de voltar aos meus tempos de criança! Desejem-me sorte! Obrigada pela orientação no site! Annyeonghaseyo!

    ResponderExcluir